m216ª Mostra de Tiradentes vai exibir 131 filmes nacionais em sessões gratuitas

Atriz Simone Spoladore é a homenageada desta edição.
Serão promovidos 17 encontros entre crítica, diretor e público.

 Do G1 MG
A 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai exibir 131 filmes brasileiros de 18 a 26 de janeiro e debater o tema “Fora de Centro”, que aborda a crescente produção cinematográfica fora do eixo Rio e São Paulo. Segundo a organização, mais de 65% dos longas que estão na programação da mostra são originários de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná e Bahia. Consulte a programação completa da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes.A histórica Tiradentes vai se tornar a “capital do cinema” reunindo um público estimado em mais de 30 mil pessoas. Durante os nove dias do evento, o público vai poder assistir a 34 longas e 97 curtas em sessões gratuitas. A programação vai ser aberta com a produção paraibana “Onde Borges Tudo Vê”, de Taciano Valério, a ser exibida no dia 18 de janeiro, às 21h, no Cine-Tenda.
Palhaço interage com o público em apresentação em praça de Tiradentes. (Foto: Pedro Triginelli/G1)Palhaço interage com o público em apresentação em praça de Tiradentes, em 2012
(Foto: Pedro Triginelli/G1)

“A cada ano, a Mostra Tiradentes tem demonstrado sua capacidade de renovar-se e estabelecer diálogo entre as diversas esferas da sociedade e as forças constituintes de uma cinematografia. Nesta edição o público vai conhecer a produção brasileira de todos os cantos do Brasil, novos diretores, novas maneiras de fazer cinema – a diversidade na pulsação da contemporaneidade”, afirma a coordenadora do evento, Raquel Hallak.
A paranaense Simone Spoladore é a atriz homenageada desta edição. Segundo a coordenação da mostra, ela se destaca pelas escolhas de atuação que realiza. Serão exibidos e debatidos os filmes “Nove Crônicas para Um Coração aos Berros” (DF), de Gustavo Galvão, “A Memória que Me Contam” (RJ), direção de Lúcia Murat e “Sudoeste” (SP), do diretor Eduardo Nunes.
A 16ª edição mantém a já conhecida “Mostra Aurora”, dedicada a jovens diretores com até três longas-metragens na carreira. A novidade é uma parceria inédita com a Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores que permitiu a concessão do Prêmio Itamaraty no valor de R$ 50 mil para o vencedor.
O evento inaugura três novas mostras temáticas que organiza conceitualmente os filmes selecionados: Mostras Transições, Autorias e Sui Generis. Já a grade de curtas-metragens está dividida em Fora de Centro, Foco, Panorama, Praça, Formação, Juvenil, Mostrinha e Cena Mineira.
‘Fora do Centro’
A temática “Fora de Centro”, que aborda a descentralização da produção cinematográfica, estará presente em dois debates a ser realizado no Cine Teatro, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. No dia 19 de janeiro, participam da mesa “Fora de Centro – Procedências da Produção” o cineasta paranaense Ana Johann, o cineasta mineiro Dellani Lima, o realizador cearense Guto Parente, o fotógrafo Ivo Lopes Araújo e o cineasta carioca Silvio Da-Rin, com mediação do jornalista e crítico João Carlos Sampaio.
Já no dia 25 de janeiro, vai ocorrer a mesa “Fora de Centro – Estilos Cinematográficos” com reflexões sobre as transformações nos estilos narrativos e os sistemas de produção. Participam o cineasta brasiliense Adirley Queirós, o professor e crítico Ismail Xavier, o crítico Jean-Claude Bernardet e os cineastas Marcelo Ikeda e Sérgio Borges. A mediação será do curador da Mostra Tiradentes, Cléber Eduardo.
Além dos debates temáticos, estão agendados os Encontros com a Crítica, Diretor e Público. Ao todo, serão 17 conversas promovidas para integrar plateia, diretor e convidados.
 
Fonte : http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/01/1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui