Educação básica

No Distrito Federal, alunos receberão oficinas de declamação, jornalismo, produção cultural, fotografia e cordel
por Portal BrasilPublicado: 12/08/2014 16:07
Começam a ser executados os primeiros projetos financiados pelo programa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) que destina R$ 100 milhões para a promoção de atividades culturais em 4,8 mil escolas públicas brasileiras.
Um exemplo é o projeto Poesia na Escola, que está sendo implantado pela poetisa mineira Dayanne Timóteo no Centro de Ensino Médio do Riacho Fundo I, região de baixa renda no Distrito Federal.
Serão realizadas oficinas de declamação, jornalismo, produção cultural, fotografia e cordel. Nas aulas de Língua Portuguesa, serão estudadas a vida e a obra de seis poetas brasileiros: Adélia Prado, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Cora Coralina e Clarice Lispector.
Também serão realizados saraus em que os alunos declamarão poemas próprios, produzidos na oficina de declamação, e dos seis autores estudados.
“Nosso objetivo é fazer com que os alunos, que são de uma região carente do ponto de vista cultural, tenham acesso à literatura, à poesia, a uma nova forma de aprender”, explica Dayanne.
A primeira atividade do projeto foi uma visita à exposição “Pela superfície das páginas”, no Espaço Cultural Marcantonio Villaça, no Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na última sexta-feira (8). Cerca de 50 alunos conheceram a mostra, em que 36 artistas trabalham diversas possibilidades estéticas em páginas de livros, e tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da literatura.
Para a professora Dilvanice Andrade, coordenadora do projeto em Riacho Fundo I, os recursos permitem um aprimoramento na maneira de ensinar literatura. “Com o projeto, conseguimos ampliar e fortalecer nosso trabalho, fazendo com que os alunos tenham novas experiências e possam sair do ambiente de sala de aula”, destaca.
Fonte Portal Brasil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui