Cultura agrega valor à marca
Empresas investem em patrocínios de ações culturais como forma de gerar simpatia, fidelizar clientes e agregar valor à marca
Mais que uma forma de divulgar a empresa ou fortalecer a marca, o patrocínio evidencia uma maneira de incentivar e valorizar expressões artísticas e culturais de uma região e seu povo. Ele visa aproximação entre empresa e público. O retorno para a instituição é a possibilidade de fidelização ou simpatia do cliente pela marca.
Segundo o professor de Gestão de Marcas e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcos Bendendo, o patrocínio de ações culturais configura-se como estratégia de mercado cuja principal finalidade é agregar valor à marca . “O patrocínio de ações culturais funciona como qualquer outro patrocínio. No entanto, a instituição acaba tendo maior destaque junto ao público”.
Conforme o professor, apesar de ter uma relação direta com a publicidade, o patrocínio desenvolve uma interação subjetiva da marca com o consumidor. Segundo ele, esse tipo de patrocínio vai além do investimento inicial. “Em alguns eventos, o público pode, por meio de associações positivas, ter simpatia pela empresa e consumir produtos ou contratar serviços”, diz Bendendo.
Para a especialista em sustentabilidade da Coelce, Débora Pinho, as ações culturais criam laços entre a sociedade e a entidade. “A cada projeto apoiado a instituição desenvolve uma série de compromissos com os participantes em geral. A imagem da empresa valoriza-se substancialmente”, afirma. Segundo ela, a empresa investiu R$ 13 milhões em 85 patrocínios culturais no ano passado.
Expedição
Uma ação cultural de destaque iniciada no ano passado que resultou em um acervo com milhares de imagens, um livro-reportagem e documentário sobre as peculiaridades do povo cearense, foi a Expedição Jornalística a fim de celebrar os 30 anos da Rádio O POVO. Durante a jornada, os “expedicionários” – jornalistas, radialistas, fotógrafos e profissionais de outras áreas – percorreram 25 cidades do Estado ouvindo histórias e personagens de diferentes regiões do Ceará.
O assessor da Presidência da SP Combustíveis, Fábio Porto, fala o porquê de investir no projeto encabeçado pelo O POVO. “O grupo se identificou com o projeto pela missão empreendedora da empresa que cresceu no o interior do Ceará, além do resgate e registro dos valores culturais do nosso estado”, avalia. “A SP Combustíveis agradece a oportunidade de fazer parte da Expedição Jornalística que para sempre ficará registrada na história do Ceará”, destaca Fábio.
fonte : http://www.opovo.com.br

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