Por Maurício Thuswohl, swissinfo.ch
Rio de Janeiro
A aposta é em uma relação de sucesso com o país, já que o mercado cinematográfico brasileiro se encontra em franca expansão e existe a expectativa de multiplicação das produções nacionais em conseqüência da recente aprovação de leis que obrigam os canais de tevê por assinatura a exibir uma cota de conteúdo local.
Especializada em product placement – publicidade de marcas e produtos em produções de cinema e tevê – a Propaganda GEM, que tem sede em Genebra e sub-sede em Los Angeles (EUA), atua há 23 anos no mercado e abriu em São Paulo seu 12º escritório internacional: “O Brasil é um país de imenso potencial, receptivo e criativo”, diz Ruben Igielko-Herrlich, um dos fundadores da empresa ao lado de Anders Granath.
Representante da Propaganda GEM no Brasil, Lorenzo Correa aponta uma condição que favoreceu a entrada da agência no mercado local: “Conseguimos entrar no Brasil em um momento muito forte para o tipo de solução que oferecemos. Cada vez mais se observa que o conteúdo é uma coisa muito importante em termos de propaganda. O que a gente está tentando fazer, e já faz lá fora há muito tempo, é montar essa cultura de – em vez de estar em volta do conteúdo, como uma publicidade de 30 segundos na tevê – dar a oportunidade aos nossos clientes e marcas brasileiros de estar dentro do conteúdo. Fazendo product placement você está em contato direto com o ator, o assunto, o tema e tudo o que tenha a ver com o longa-metragem aqui no Brasil”, diz.
A abertura do escritório em São Paulo, segundo Lorenzo, aconteceu para que a Propaganda GEM pudesse “entender o mercado brasileiro”. A ação da agência no país tem foco em três atividades: “Nosso primeiro foco é trabalhar com marcas brasileiras em conteúdo nacional. Vamos também ajudar marcas de fora com as quais a gente trabalha e tenham interesse em entrar no mercado brasileiro. O terceiro é o interesse de algumas marcas brasileiras em serem colocadas em filmes internacionais”.
Esse terceiro foco, diz Lorenzo, tem duas causas: “Ou a marca brasileira que já está vendendo lá fora e quer começar uma ação de marketing mais forte ou uma marca brasileira que não vende no exterior, mas quer se associar a um projeto internacional – como um blockbuster de Hollywood ou um outro filme estrangeiro de sucesso – trazendo ele ao Brasil e montando uma estratégia para divulgar o produto no território brasileiro.
Existe uma ideia de que produtos que vêm de fora podem ter uma aceitação grande entre os brasileiros. Associar marcas brasileiras a um conteúdo internacional pode reforçar esse sentimento. Teremos sempre em mente o mercado nacional, usando os filmes de Hollywood para uma associação internacional”, diz.
Lorenzo diz que a ideia primordial da Propaganda GEM no Brasil é ampliar o uso do entretenimento como marketing. A segunda é fazer a ligação entre as marcas que querem começar esse tipo de marketing e têm verba de leis de incentivo para investir e as produções que estão alinhadas com a imagem da marca: “Tanto para a produtora buscar dinheiro e apresentar o melhor placement para a marca quanto para a marca ficar à vontade para entrar em uma ação de marketing em um ramo que eles não fizeram ainda e talvez tenham algum receio por não saber bem como fazer”.
O desenvolvimento da Propaganda GEM no Brasil, explica Lorenzo, estará diretamente ligado às principais ações internacionais da agência. “Temos o escritório em Los Angeles, que lida diretamente com os estúdios de Hollywood, e o escritório em Genebra, que é a matriz de nossa empresa e local onde o business management e o gerenciamento de clientes acontecem”.
Contatos e clientes
Nesses oito meses de atuação no Brasil, a prioridade da Propagada GEM tem sido montar uma rede de contatos: “Isso significa tanto ir atrás de clientes, fazendo propostas, como também estabelecer contatos nas produtoras. Houve várias produtoras que vieram nos buscar para entender melhor o que a gente está fazendo aqui e o que é o product placement. Então, nós tivemos a sorte de uma entrada muito orgânica no Brasil”, diz Lorenzo Correa.
Até o momento, a Propaganda GEM já fechou com dois clientes brasileiros: a Chilli Beans (maior empresa especializada em venda de óculos escuros da América Latina) e a XP Investimentos: “Eles farão investimentos em um filme e nós vamos fazer todo o lado deproduct placement para eles”, diz Lorenzo que, por razões comerciais, não revela o nome de outros clientes brasileiros que estão prestes a fechar com a agência suíça.
Outro cliente é a construtora de automóveis alemã BMW: “A empresa é nossa cliente há muito tempo em nível internacional, mas agora vamos trabalhar especificamente com a BMW Brasil em ações nacionais, seja colocando o produto deles em filmes nacionais ou ativando uma estratégia de marketing para filmes internacionais nos quais a BMW esteja envolvida e sejam lançados no Brasil”, diz Lorenzo.
Parceria
Lorenzo Correa ressalta a parceria com a Paris Filmes, distribuidora com atuação no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, como muito importante para o sucesso da chegada da Propaganda GEM ao mercado brasileiro: “Não estamos ligados diretamente à Paris Filmes, trabalhamos com todas as produtoras, mas tê-la como sócia nos abriu muitas portas, o que nos ajudou a entrar no centro desse universo de produtoras de filmes aqui no Brasil”, diz.
A parceria, feita através de investimentos e do compartilhamento do escritório da Paris Filmes em São Paulo, ajuda a agência suíça a compreender a dinâmica do mercado brasileiro: “Nossas conversas mostraram que era hora de entrar, sabendo que vários filmes aqui no Brasil são produzidos no sistema de lei de incentivo e que havia uma forte demanda para quem conseguisse pegar esses investimentos e os aplicar de uma maneira que fizesse sentido nos projetos que pudessem ter um retorno em termos financeiros ou de marketing”, diz o representante da Propaganda GEM no Brasil.
Sucesso
Lorenzo Correa ressalta que a operação da Propaganda GEM no Brasil está “ainda bem no começo” e que, por isso, “é difícil fazer um balanço sobre o sucesso da experiência em apenas oito meses”. O suíço, no entanto, fala sobre o potencial de expansão do mercado cinematográfico brasileiro: “Os últimos dados sobre o mercado mostram que os filmes aqui, se comparados aos internacionais, tem cerca de 13% de market share. Acreditamos que, nos próximos anos, com o trabalho que a Propaganda GEM fará junto às marcas e empresas brasileiras, possamos ajudar a entender o poder do marketing de entretenimento e a fazer essa ligação com as produtoras que têm muitos projetos, mas não conseguem os investimentos necessários para produzir o filme”.
O futuro para agência suíça no Brasil é promissor: “Acreditamos bastante no aumento das produções nacionais. Estamos vendo realmente a retomada do cinema brasileiro e que as empresas estão percebendo o segmento de filmes e entretenimento como um canal interessante para marketing. Não são todas ainda, mas várias já estudam a possibilidade de se associar a esse mercado para estratégias de marketing”, diz.
Maurício Thuswohl, swissinfo.ch
Rio de Janeiro