Uma das maiores agências de marketing de entretenimento do mundo, a suíça Propaganda GEM completou em abril oito meses de presença no Brasil.
Carro alemão na série de tv Missão Impossível, um "produto" marketing da GEMCarro alemão na série de tv Missão Impossível, um “produto” marketing da GEM (divulgação)

Por Maurício Thuswohl, swissinfo.ch
Rio de Janeiro
A aposta é em uma relação de sucesso com o país, já que o mercado cinematográfico brasileiro se encontra em franca expansão e existe a expectativa de multiplicação das produções nacionais em conseqüência da recente aprovação de leis que obrigam os canais de tevê por assinatura a exibir uma cota de conteúdo local.

Especializada em product placement – publicidade de marcas e produtos em produções de cinema e tevê – a Propaganda GEM, que tem sede em Genebra e sub-sede em Los Angeles (EUA), atua há 23 anos no mercado e abriu em São Paulo seu 12º escritório internacional: “O Brasil é um país de imenso potencial, receptivo e criativo”, diz Ruben Igielko-Herrlich, um dos fundadores da empresa ao lado de Anders Granath.
Representante da Propaganda GEM no Brasil, Lorenzo Correa aponta uma condição que favoreceu a entrada da agência no mercado local: “Conseguimos entrar no Brasil em um momento muito forte para o tipo de solução que oferecemos. Cada vez mais se observa que o conteúdo é uma coisa muito importante em termos de propaganda. O que a gente está tentando fazer, e já faz lá fora há muito tempo, é montar essa cultura de – em vez de estar em volta do conteúdo, como uma publicidade de 30 segundos na tevê – dar a oportunidade aos nossos clientes e marcas brasileiros de estar dentro do conteúdo. Fazendo product placement você está em contato direto com o ator, o assunto, o tema e tudo o que tenha a ver com o longa-metragem aqui no Brasil”, diz.
A abertura do escritório em São Paulo, segundo Lorenzo, aconteceu para que a Propaganda GEM pudesse “entender o mercado brasileiro”. A ação da agência no país tem foco em três atividades: “Nosso primeiro foco é trabalhar com marcas brasileiras em conteúdo nacional. Vamos também ajudar marcas de fora com as quais a gente trabalha e tenham interesse em entrar no mercado brasileiro. O terceiro é o interesse de algumas marcas brasileiras em serem colocadas em filmes internacionais”.
Esse terceiro foco, diz Lorenzo, tem duas causas: “Ou a marca brasileira que já está vendendo lá fora e quer começar uma ação de marketing mais forte ou uma marca brasileira que não vende no exterior, mas quer se associar a um projeto internacional – como um blockbuster de Hollywood ou um outro filme estrangeiro de sucesso – trazendo ele ao Brasil e montando uma estratégia para divulgar o produto no território brasileiro.
Existe uma ideia de que produtos que vêm de fora podem ter uma aceitação grande entre os brasileiros. Associar marcas brasileiras a um conteúdo internacional pode reforçar esse sentimento. Teremos sempre em mente o mercado nacional, usando os filmes de Hollywood para uma associação internacional”, diz.
Lorenzo diz que a ideia primordial da Propaganda GEM no Brasil é ampliar o uso do entretenimento como marketing. A segunda é fazer a ligação entre as marcas que querem começar esse tipo de marketing e têm verba de leis de incentivo para investir e as produções que estão alinhadas com a imagem da marca: “Tanto para a produtora buscar dinheiro e apresentar o melhor placement para a marca quanto para a marca ficar à vontade para entrar em uma ação de marketing em um ramo que eles não fizeram ainda e talvez tenham algum receio por não saber bem como fazer”.
O desenvolvimento da Propaganda GEM no Brasil, explica Lorenzo, estará diretamente ligado às principais ações internacionais da agência. “Temos o escritório em Los Angeles, que lida diretamente com os estúdios de Hollywood, e o escritório em Genebra, que é a matriz de nossa empresa e local onde o business management e o gerenciamento de clientes acontecem”.

Contatos e clientes

Nesses oito meses de atuação no Brasil, a prioridade da Propagada GEM tem sido montar uma rede de contatos: “Isso significa tanto ir atrás de clientes, fazendo propostas, como também estabelecer contatos nas produtoras. Houve várias produtoras que vieram nos buscar para entender melhor o que a gente está fazendo aqui e o que é o product placement. Então, nós tivemos a sorte de uma entrada muito orgânica no Brasil”, diz Lorenzo Correa.
Até o momento, a Propaganda GEM já fechou com dois clientes brasileiros: a Chilli Beans (maior empresa especializada em venda de óculos escuros da América Latina) e a XP Investimentos: “Eles farão investimentos em um filme e nós vamos fazer todo o lado deproduct placement para eles”, diz Lorenzo que, por razões comerciais, não revela o nome de outros clientes brasileiros que estão prestes a fechar com a agência suíça.
Outro cliente é a construtora de automóveis alemã BMW: “A empresa é nossa cliente há muito tempo em nível internacional, mas agora vamos trabalhar especificamente com a BMW Brasil em ações nacionais, seja colocando o produto deles em filmes nacionais ou ativando uma estratégia de marketing para filmes internacionais nos quais a BMW esteja envolvida e sejam lançados no Brasil”, diz Lorenzo.

Parceria

Lorenzo Correa ressalta a parceria com a Paris Filmes, distribuidora com atuação no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, como muito importante para o sucesso da chegada da Propaganda GEM ao mercado brasileiro: “Não estamos ligados diretamente à Paris Filmes, trabalhamos com todas as produtoras, mas tê-la como sócia nos abriu muitas portas, o que nos ajudou a entrar no centro desse universo de produtoras de filmes aqui no Brasil”, diz.
A parceria, feita através de investimentos e do compartilhamento do escritório da Paris Filmes em São Paulo, ajuda a agência suíça a compreender a dinâmica do mercado brasileiro: “Nossas conversas mostraram que era hora de entrar, sabendo que vários filmes aqui no Brasil são produzidos no sistema de lei de incentivo e que havia uma forte demanda para quem conseguisse pegar esses investimentos e os aplicar de uma maneira que fizesse sentido nos projetos que pudessem ter um retorno em termos financeiros ou de marketing”, diz o representante da Propaganda GEM no Brasil.

Sucesso

Lorenzo Correa ressalta que a operação da Propaganda GEM no Brasil está “ainda bem no começo” e que, por isso, “é difícil fazer um balanço sobre o sucesso da experiência em apenas oito meses”. O suíço, no entanto, fala sobre o potencial de expansão do mercado cinematográfico brasileiro: “Os últimos dados sobre o mercado mostram que os filmes aqui, se comparados aos internacionais, tem cerca de 13% de market share. Acreditamos que, nos próximos anos, com o trabalho que a Propaganda GEM fará junto às marcas e empresas brasileiras, possamos ajudar a entender o poder do marketing de entretenimento e a fazer essa ligação com as produtoras que têm muitos projetos, mas não conseguem os investimentos necessários para produzir o filme”.
O futuro para agência suíça no Brasil é promissor: “Acreditamos bastante no aumento das produções nacionais. Estamos vendo realmente a retomada do cinema brasileiro e que as empresas estão percebendo o segmento de filmes e entretenimento como um canal interessante para marketing. Não são todas ainda, mas várias já estudam a possibilidade de se associar a esse mercado para estratégias de marketing”, diz.
Maurício Thuswohl, swissinfo.ch
Rio de Janeiro

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