A terceira edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva até o dia 5 de agosto. O evento acontecerá entre 12 e 16 de novembro, na cidade histórica de Penedo, localizada às margens do Rio São Francisco.
 
Para a Mostra, são aceitos filmes com até 30 minutos de duração, realizados por estudantes, técnicos ou docentes de qualquer instituição de ensino superior do país. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher a ficha disponível no site do evento e entregar a documentação exigida à Coordenação de Assuntos Culturais da Universidade Federal de Alagoas, presencialmente ou pelos Correios.
 
Os filmes selecionados concorrem a duas premiações de melhor filme, votadas pelo júri oficial e pelo júri popular. A Mostra ainda inclui o Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano, que é reservado aos filmes produzidos no Estado, com o objetivo de estimular as produções locais.
 
Na última edição, realizada de 13 a 17 de novembro de 2012, o Festival recebeu 92 pré-inscrições e selecionou 27 produções, que foram exibidas ao longo de quatro dias no Teatro Sete de Setembro e em praça pública. Os filmes premiados foram “Quando o céu desce ao chão”, de Marcos Yoshi (SP), “Ressaca”, de Mabel Lopes (SP), e “12:40”, de Dário Junior (AL).
 
Além da projeção de filmes, a programação da terceira edição ainda inclui debates, oficinas, workshops e apresentação de trabalhos acadêmicos, dentro do III Encontro de Cinema Alagoano, que estará com inscrições abertas até o fim de julho.
 
O evento
Desde 2011, o Festivalcoloca Alagoas no circuito nacional de festivais de cinema e incentiva a produção audiovisual local. A escolha de Penedo como sede se deu ao fato de que a cidade, entre os anos 70 e 80, foi palco de oito edições do Festival de Cinema Brasileiro, que reunia grandes artistas e realizadores do país.
 
Ohomenageado deste ano é o alagoano Celso Brandão, fotógrafo e diretor de documentários etnográficos, que hoje conta com mais de 20 filmes realizados. Ele participou ativamente do antigo Festival de Cinema de Penedo, em que foi premiado em cinco edições, e ainda levou suas produções para serem exibidas em festivais de Brasília e Nova York. Sua principal temática são os elementos da cultura popular alagoana, como o artesanato, as festas e as crendices locais.
 
O Festival é uma atividade cultural de abrangência nacional, promovida pela Universidade Federal de Alagoas, por meio das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest), da Unidade de Ensino Penedo e do Projeto CineArt Popular. O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), da Prefeitura Municipal de Penedo, da Algás e do apoio do Sesc, Coletivo Popfuzz e outras instituições ligadas ao audiovisual.

Fonte: Ascom/Cesmac  / http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=152368

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui