A Empresa Brasil de Comunicação – EBC divulgou nesta terça-feira (15/7) o resultado do Banco de Projetos 2013/2014. Foram contemplados sete projetos, entre animações infantis, dramaturgia, séries documentais, além de uma série com foco em cidadania. Cada projeto vai receber da EBC um valor que corresponde a até 25% das propostas originais.
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Resultados 2013/2014 Seleção 2014/2015 Informações para análise da proposta Perguntas Frequentes

Para a seleção das propostas foram avaliados critérios como adequação à missão da empresa, modelo de negócios, possibilidades multiplataforma, caráter independente da obra, foco temático (sustentabilidade e cidadania, infanto-juvenil e História do Brasil), adequação do orçamento à proposta, ineditismo, parcerias e currículo da produtora. No total, a EBC vai investir R$ 2.640.000,00 nos sete projetos. As obras audiovisuais são: SOS Fada Madrinha (Animação),Plano B (Documentário), Vida de Estagiário (Ficção), Guerras do Brasil.doc (Documentário), O Oráculo das Borboletas Amarelas (Ficção), Brasil Ancestral (Documentário) e O Baú do Lu(Animação).
O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicas ou multimídia para as plataformas da EBC. É uma forma simples e democrática de poder investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios .
Seleção 2014/2015
Já estão abertas as inscrições para os projetos da edição 2014/2015. Os produtores independentes devem criar um login e senha no sistema online para cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em “.pdf” contendo as informações requeridas para análise de proposta.
Banco de Projetos 2014/2015 ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015. Entre os critérios 2014/2015 foram acrescentados aos já utilizados na avaliação da seleção anterior os focos temáticos Olimpíada e Paralimpíada.
Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes. Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC.

Resultados 2013/2014

Para a seleção das propostas foram avaliados critérios como adequação à missão da empresa, modelo de negócios, possibilidades multiplataforma, caráter independente da obra, foco temático (sustentabilidade e cidadania, infanto-juvenil e história do Brasil), adequação do orçamento à proposta, ineditismo, parcerias e currículo da produtora.
1. Produtora: Boutique Filmes
Projeto: SOS Fada Madrinha (26 episódios de 11 minutos)

Tipo: Série de animação
Tema: Infantil
Público alvo: 6 a 11 anos
Valor total: R$ 3.074.000,00
Aporte EBC: R$ 390.000,00
Sinopse: Manu era uma menina como todas as outras até que recebeu um convite: ser uma aprendiz de fada. Ela se mudou com o pai para o Reino Encantado e começou o treinamento com a sua própria avó, uma experiente fada madrinha aposentada. Em “SOS Fada Madrinha” a menina vai ter que aprender como ajudar princesas, realizar pedidos e enfrentar a bruxa, o gigante e, principalmente, a sua própria inexperiência e falta de habilidade como fada.
2. Produtora: Mosquito Project
Projeto: Plano B (13 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: Sustentabilidade, cidadania, gentileza
Público alvo: Jovem e adulto
Valor total: R$ 1.556.600,00
Aporte EBC: R$ 311.320,00
Sinopse: Sabe aquela máxima “só faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você”? Parece simples? E é simples. O PLANO B é uma serie de programas tara TV e WEB que apresenta atitudes que melhoram a qualidade da convivência social, nas grandes cidades.
A primeira temporada foi concebida para trazer 26 programas, com uma linguagem ágil e coloquial, partindo de grandes temas como trânsito, lixo, acessibilidade, poluição sonora, alimentação, vida social, vida profissional, animais, parques, dentre outros. A ideia é relacionar esses assuntos à educação, cidadania, respeito, amorosidade e gentileza, os cinco eixos do PLANO B.
3.Produtora: Glaz
Vida de Estagiário 2ª T (13 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série de ficção
Tema: Humor, juventude
Público alvo: Adolescente e jovem
Valor total: R$ 3.575.000,00
Aporte EBC: R$ R$ 536.250,00
Sinopse: Segunda temporada de série cômica (“sitcom”) com 13 episódios de 26 minutos cada. Conta as aventuras e desventuras de Oséias, jovem estagiário na agência de publicidade Almeida, Bronson & Lewis (AB&L). Nosso herói sofre com a incompetência e zombaria dos colegas e a realização de tarefas que beiram o absurdo, como levar o cachorro do chefe ao veterinário, enquanto leva a vida no limite da falta de dinheiro e do excesso de trabalho inútil. Inspirado nas tirinhas de Allan Sieber. A primeira temporada foi exibida inicialmente na TV Brasil (2011), atingindo picos de 2 pontos de audiência e 4% de share nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (números muito expressivos na grade da emissora).A série também foi exibida no Warner Channel e a Segunda Temporada, objeto desta proposta, deverá também ser exibida pelo canal.
4. Produtora: Buriti Filmes
Projeto: Guerras do Brasil.doc (5 episódios de 26 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: História
Público alvo: Adulto
Valor total: R$ R$ 1.250.000,00
Aporte EBC: R$ 187.500,00
Sinopse: Esse projeto nasce do desdobramento da série de documentários “Lutas.doc” (2009), uma produção Buriti Filmes em parceria com a TV Brasil.
Guerras do Brasil.doc apresenta, em documentários ágeis de 26 minutos, os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa será contada por meio de depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips com trilhas sonoras, imagens de arquivo e ilustrações darão um ritmo dinâmico e jovem aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir de seu cerne: o conflito. Guerras do Brasil.doc é uma produção da Buriti Filmes, com direção geral de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
5. Produtora: Besouro Filmes
Projeto: O oráculo das borboletas amarelas

Tipo: Série de ficção
Tema: Questões da adolescência
Público alvo: Pré-adolescente, adolescente e jovem
Valor total: R$ 2.550.400,00
Aporte EBC: R$ 345.060,00
Sinopse: “O Oráculo das Borboletas Amarelas” é uma série infanto-juvenil que conta a história de Gabriela, uma menina de 13 anos que se muda do interior para a capital com a família, no meio do ano letivo, na tentativa de tratar o câncer do avô. Ao chegar na nova cidade Gabriela tem de se adaptar a nova escola, aos novos amigos e a luta de seu avô (e melhor amigo) contra a doença. Além dos antigos amigos, Gabriela sente falta da vida perto da natureza e principalmente das borboletas amarelas, que respondiam o oráculo que ela tinha inventado. Além da série de 13 episódios, blog e game estão previstos como produtos secundários.
6. Produtora: TudoAzul Produções Cinematográficas
Projeto: Brasil Ancestral (4 episódios de 52 minutos)

Tipo: Série documental
Tema: História
Público alvo: Adulto
Valor total: R$ 1.671.650,00
Aporte EBC: R$ R$ 334.330,00
Sinopse: Em um momento em que o Brasil desperta para sua própria cultura, o apresentador (Marcos Palmeira) se mostra admirado do pouco que sabemos da história anterior à chegada dos europeus. Quem são os brasileiros, de fato? Os índios que viviam aqui, antes da chegada dos portugueses? Ou tudo aquilo que veio depois alterou irremediavelmente a natureza do que já existia antes – e então não seria possível chamar as culturas mais antigas do país de brasileiras? Ou seriamos invasores – nós, os descendentes dos europeus – e, a terra pertenceria por direito aos que aqui antes a habitavam? Haveria, quem sabe, traços comuns entre esses povos e nós? Somos nós todos brasileiros, enfim? Instigado por suas próprias inquietações, o apresentador decide iniciar uma investigação em busca do que poderia ser o conjunto da “alma ancestral brasileira”.
A partir de então, e ao longo de sua jornada, ele vai se deparar com a trajetória do homem pré-histórico pelo Brasil desde o seu aparecimento até a chegada dos conquistadores, em 1.500. Esta viagem pelo tempo será movida por um olhar tríplice: da arqueologia, dos mitos indígenas e da análise psicológica desta herança. Assim, durante toda a viagem, Marcos terá a companhia mais próxima de três especialistas: o arqueólogo Eduardo Góes Neves, o cientista social e analista junguiano Roberto Gambini, e um indígena. Visitará sítios pré-históricos, irá às aldeias indígenas, aos museus, conversará com lideranças indígenas, arqueólogos, antropólogos, historiadores e outros estudiosos.
7. Produtora: Glaz
Projeto: O Baú do Lú (78 episódios de 7 minutos)

Tipo: Série de animação
Tema: Infantil
Público alvo: 3 a 6 anos
Valor total: R$ 4.124.285,00
Aporte EBC: R$ 536.250,00
Sinopse: Lu é um menino que inventou uma floresta muito colorida, onde vive com seus amigos se divertindo, aprendendo coisas novas e ajudando a cada dia um novo bicho que vem morar no lugar.

Seleção 2014/2015

Para inscrever projetos na edição 2014/2015 do Banco de Projetos, os produtores independentes  devem criar um login e senha no sistema online para o cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em .pdf contendo as informações solicitadas para análise da proposta.
Banco de Projetos 2014/2015 ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015.
As propostas serão avaliadas seguindo os seguintes critérios:

Critério Descrição
Missão avaliar pertinência do projeto com os objetivos elencados no § 3º da Lei 11.652/08.
Custo-Benefício/Modelo de negócios avaliar as vantagens patrimoniais, de exibição e comerciais da proposta a partir do custo.
Convergência com outros meios e plataformas avaliar recursos multimídia e possibilidades multiplataforma incluídos no projeto
Priorização de animações seriadas, séries documentais, dramatúrgicas e show de realidade avaliar o gênero da obra, a partir da priorização de obras de animação, documentais, dramatúrgicas e shows de realidade.
Obras independentes (Produtora independente com 51% do patrimônio) avaliar o caráter independente da proposta, atentando para a proporcionalidade do investimento e da participação patrimonial.
Foco temático: Ecologia e sustentabilidade privilegiar conteúdos que proponham a integração dos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.
Foco temático: Mobilidade urbana privilegiar conteúdos que analisem o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente.
Foco temático: Infantil privilegiar conteúdos para crianças.
Foco temático: Infanto-juvenil privilegiar conteúdos para pré-adolescentes e adolescentes.
Foco temático: História do Brasil privilegiar conteúdos que falem sobre a história do país.
Foco temático: Olimpíada e Paralimpíada privilegiar conteúdos sobre os dois eventos.
Alinhamento entre proposta, objetivos, orçamento e cronograma a partir da sinopse dos episódios, avaliar tecnicamente se a proposta tem coerência com os objetivos descritos, adequação e viabilidade financeira e logística.
Ineditismo na grade da TV Brasil e na televisão aberta em geral avaliar se a proposta, em comparação à própria TV Brasil e outras emissoras abertas, é um produto novo.
Parcerias e outros investidores avaliar se há parceiros nacionais e internacionais que contribuam para a viabilização e visibilidade do produto no Brasil e no mundo.
Currículo da proponente avaliar a qualidade de outros trabalhos já realizados pelo proponente.

 
Durante o processo de análise podem ser requisitados outros documentos e outras informações, sem que se configure qualquer tipo de vínculo, obrigação ou direito tanto por parte da EBC quanto por parte da proponente.

Informações para análise da proposta

As propostas de obras audiovisuais devem conter:
I – identificação da Produtora, com:
a) denominação;
b) nome fantasia;
c) número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
d) endereço;
e) e-mail do responsável pela inscrição do projeto; e
f) identificação do(s) representante(s) legal(is).
II – comprovação de propriedade autoral do projeto e/ou contrato de cessão de direitos para o proponente;
III – proposta comercial com:
a) valor total de produção do projeto;
b) valor a ser investido pela EBC;
c) direitos de exibição para, TV, Rádio, Web sob demanda, webtv, mobile, games,  transmídia, demais plataformas digitais;
d) divisão patrimonial, quando for o caso;
e) direitos de comercialização, quando for o caso; e
f) produção de produtos derivados, quando for o caso;
IV – informação sobre outras fontes de financiamento do projeto;
V – especificação quanto à existência e/ou participação de patrocinador para integralização do orçamento global, quando for o caso, para a viabilização da coprodução e a contraprestação eventualmente exigida;
VI – apresentação de sinopse detalhada, formato narrativo, gênero, número de episódios e duração em minutos;
VII – orçamento detalhado, com especificação de unidade e quantidade;
VIII – cronograma de produção, identificando prazos para as ações;
IX – condições de entrega e pagamento;
X – registro da produtora ou do profissional na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, no caso de produção audiovisual;
XI – justificativa de preço;
XII – currículo / portfólio do proponente;
XIII – lista de equipe, com currículo das principais funções;
XIV – lista de equipamento de captação e finalização; e
XV – comprovação de regularidade fiscal e trabalhista.

Perguntas frequentes

Quem pode inscrever propostas?
Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com e sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes.
Que tipos de projetos são aceitos para comporem o Banco?
Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia.
Como minha proposta será avaliada?
As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC, observando os seguintes critérios:

Critério Descrição
Missão avaliar pertinência do projeto com os objetivos elencados no § 3º da Lei 11.652/08.
Custo-Benefício/Modelo de negócios avaliar as vantagens patrimoniais, de exibição e comerciais da proposta a partir do custo.
Convergência com outros meios e plataformas avaliar recursos multimídia e possibilidades multiplataforma incluídos no projeto
Priorização de animações seriadas, séries documentais, dramatúrgicas e show de realidade avaliar o gênero da obra, a partir da priorização de obras de animação, documentais, dramatúrgicas e shows de realidade.
Obras independentes (Produtora independente com 51% do patrimônio) avaliar o caráter independente da proposta, atentando para a proporcionalidade do investimento e da participação patrimonial.
Foco temático: Ecologia e sustentabilidade privilegiar conteúdos que proponham a integração dos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.
Foco temático: Mobilidade urbana privilegiar conteúdos que analisem o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente.
Foco temático: Infantil privilegiar conteúdos para crianças.
Foco temático: Infanto-juvenil privilegiar conteúdos para pré-adolescentes e adolescentes.
Foco temático: História do Brasil privilegiar conteúdos que falem sobre a história do país.
Foco temático: Olimpíada e Paralimpíada privilegiar conteúdos sobre os dois eventos.
Alinhamento entre proposta, objetivos, orçamento e cronograma a partir da sinopse dos episódios, avaliar tecnicamente se a proposta tem coerência com os objetivos descritos, adequação e viabilidade financeira e logística.
Ineditismo na grade da TV Brasil e na televisão aberta em geral avaliar se a proposta, em comparação à própria TV Brasil e outras emissoras abertas, é um produto novo.
Parcerias e outros investidores avaliar se há parceiros nacionais e internacionais que contribuam para a viabilização e visibilidade do produto no Brasil e no mundo.
Currículo da proponente avaliar a qualidade de outros trabalhos já realizados pelo proponente.

 
Durante o processo de análise podem ser requisitados outros documentos e outras informações, sem que se configure qualquer tipo de vínculo, obrigação ou direito tanto por parte da EBC quanto por parte da proponente.
O que a proposta deve conter?
As propostas devem conter:
I – identificação da Produtora, com:
a) denominação;
b) nome fantasia;
c) número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
d) endereço;
e) e-mail do responsável pela inscrição do projeto; e
f) identificação do(s) representante(s) legal(is).
II – comprovação de propriedade autoral do projeto e/ou contrato de cessão de direitos para o proponente;
III – proposta comercial com:
a) valor total de produção do projeto;
b) valor a ser investido pela EBC;
c) direitos de exibição para, TV, Rádio, Web sob demanda, webtv, mobile, games,  transmídia, demais plataformas digitais;
d) divisão patrimonial, quando for o caso;
e) direitos de comercialização, quando for o caso; e
f) produção de produtos derivados, quando for o caso;
IV – informação sobre outras fontes de financiamento do projeto;
V – especificação quanto à existência e/ou participação de patrocinador para integralização do orçamento global, quando for o caso, para a viabilização da coprodução e a contraprestação eventualmente exigida;
VI – apresentação de sinopse detalhada, formato narrativo, gênero, número de episódios e duração em minutos;
VII – orçamento detalhado, com especificação de unidade e quantidade;
VIII – cronograma de produção, identificando prazos para as ações;
IX – condições de entrega e pagamento;
X – registro da produtora ou do profissional na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, no caso de produção audiovisual;
XI – justificativa de preço;
XII – currículo / portfólio do proponente;
XIII – lista de equipe, com currículo das principais funções;
XIV – lista de equipamento de captação e finalização; e
XV – comprovação de regularidade fiscal e trabalhista.
 
Fonte : http://www.ebc.com.br/producao

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