Por Diego Meneghetti e Érico Elias, com consultoria de Thales Trigo- Revista Fotografe Melhor
- Faixa de preço: De R$ 10 mil a R$ 20 mil
- Fabricante: Canon
- Categoria: DSLR
- Prós: Ótimo desempenho de foto e vídeo em ISO elevado
- Contras: O sistema de foco automático é inativo durante filmagens
- Avaliação: 89 / 100
Teste completo
Será que a Canon EOS 5D Mark III é muito melhor que a antecessora? A pergunta agita o mercado desde que a substituta da best-seller 5D Mark II foi lançada, em março de 2012. E se você está entre os que buscam essa resposta, confira este teste completo, feito com uma das primeiras 5D Mark III a chegar ao Brasil.
A missão do novo modelo não é nada fácil: tomar o lugar de uma câmera que fez tanto sucesso e pode ser até considerada um caso único na era digital.
Lançada em setembro de 2008, a 5D Mark II trouxe como grande novidade a capacidade de gerar vídeos em resolução full HD, aspecto que, asso- ciado ao sensor de quadro cheio, dotava o modelo de uma enorme vantagem diante das concorrentes.
A Mark II logo caiu nas graças do mercado de produtoras de cinema e vídeo e também foi a responsável pela migração de muitos profissionais da fotografia para a imagem em movimento. Finalmente, uma câmera fotográfica profissional garantia a possibilidade de filmar com qualidade, consistindo em um produto híbrido que ganhou adeptos entre fotógrafos e filmmakers. Assim, por pouco mais de três anos, a 5D Mark II reinou absoluta.
Na esperada 5D Mark III, o principal avanço com relação à filmagem está na nova opção de compressão de arquivo ALL-I, com menor perda de qualidade. A Mark III também apresenta melhorias significativas no desempenho em ISO elevado, reflexo do aprimoramento do sensor e do processador de imagens. Já a resolução do sensor aumentou muito pouco: de 21 megapixels (MP) para 22,3 MP.
Graças ao novo processador Digic 5+, a Mark III ficou mais ágil, atingindo velocidade de 6 imagens por segundo no disparo contínuo. O sistema de foco automático foi um dos recursos que mais avançaram, passando a contar com 61 pontos ativos (na antecessora eram apenas 9 pontos).
Na pressa, talvez para colocar logo seu produto em circulação, a Canon acabou esbarrando em problemas técnicos. Verificou-se que, quando a iluminação extra do visor LCD era acionada, causava um vazamento de luz que alterava a leitura do fotômetro em até dois terços de ponto na exposição. Um problema pequeno, pois o uso do recurso é ocasional. Mesmo assim, as vendas tiveram de ser temporariamente sus- pensas. Felizmente, a fabricante já solucionou o percalço, passando a inserir uma fita preta no visor para evitar os vazamentos internos de luz.
Antes de a Canon perceber e consertar o light leak (como o defeito ficou conhecido), alguns fotógrafos já haviam comprado a câmera, disponível em poucas lojas do exterior. É o caso do paulistano Gilmar Bezerra, que estava de férias nos EUA e aproveitou para adquirir a nova 5D Mark III. Com ela, Gilmar fez fotos da visita da família à Disney, ocasião que usou para testar o novo “brinquedo” – as imagens feitas por ele ilustram essa matéria de teste.
De volta ao Brasil, Gilmar repassou suas considerações sobre a câmera a Fotografe e disponibilizou a 5D Mark III para o teste em profundidade. Mesmo com todo o marketing criado em torno do modelo, a nova DSLR da Canon não deve gozar da mesma “vida fácil” da antecessora. Isso porque a Nikon finalmente conseguiu dar uma resposta à altura, com o lançamento da D800, de 36 MP e qualidade comparável de vídeo.
A Canon EOS 5D Mark III é vendida pelo preço oficial de R$ 17 mil (só o corpo) no Brasil (é encontrada por R$ 8,5 mil no mercado paralelo e custa US$ 3.200 nos EUA).
Teste de desempenho
A 5D Mark III tem o mesmo porte da antecessora. É bastante robusta, com empunhadura ampla, corpo vedado e acabamento emborrachado nas regiões que o fotógrafo manuseia com maior intensidade. O peso total da câmera, com bateria e cartão, é de 950 gramas.
A alavanca para acionamento é montada abaixo do disco de seleção de modos de exposição. O disco tem acabamento emborrachado para maior estabilidade na hora de apoiar o dedo para girar. A trava no centro acaba atrapalhando, em vez de ajudar, pois torna a troca mais lenta.
Todas as conexões da câmera foram posicionadas na lateral esquerda, protegidas por duas tampas de borracha independentes. De um lado, estão as conexões HDMI, USB e saída para fone de ouvido, que permite monitoramento do registro de áudio dos vídeos. Do outro, estão a entrada para microfone externo e os encaixes para cabos de sincronismo de flash e disparador.
O visor de pentaprisma é amplo, com cobertura de 100%. O monitor fixo de 3,2 polegadas (1 milhão de pontos), com proporção de 3:2, é plenamente incorporado ao corpo da câmera, sem ficar projetado para trás. O modelo con- ta ainda com o tradicional display LCD na parte superior direita, que exibe informações completas sobre regulagem, bateria e disparos restantes.
Como na antecessora 5D Mark II, o novo modelo não tem flash embutido. Por outro lado, conta agora com duas entradas para cartão de memória, nos padrões SD e Compact Flash (CF), o que garante maior versatilidade.
A bateria LP-E6 (7.2 v, 1.800 mAh) tem duração de carga estimada em 950 disparos, quando se fotografa usando o visor. A 5D Mark III oferece grip vertical e módulo GPS vendidos à parte.
Interface
A 5D Mark III permanece uma câmera com interface simples e direta, com foco em fotógrafos profissionais e sem preocupação com didatismo. O controle de velocidade e abertura é feito pelo disco superior, enquanto a compensação de exposição é regulada pelo disco inferior, que fica ao lado do monitor (com exceção do modo manual, em que abertura e velocidade são reguladas em cada um dos discos).
Todos os botões para acesso às principais regulagens estão ao alcance da mão direita do fotógrafo. Na parte superior, estão os botões para modos de medição, foco e disparo, além de balanço de branco, compensação de exposição do flash e sensibilidade ISO.
As demais regulagens principais, como formato, resolução e compressão de arquivos, estilos de captura e personalização de controles, são acessadas facilmente pelo botão Q, que dá acesso a um prático menu de disparo. O botão M-Fn, ao qual o usuário atribui sua função predileta, foi adicionado ao lado do disparador.
A 5D Mark III ganhou botão na traseira para acionamento rápido do modo de imagem ao vivo. Uma chave montada em conjunto com o botão permite alternar entre fotografia e filmagem de forma bastante prática. O comando é igual ao da EOS 7D e vem para facilitar o acionamento da captura de vídeos.
Mesmo quando a alavanca está posicionada na opção vídeo, é possível fazer capturas de foto, inclusive em RAW. As fotos realizadas nessa situação vêm com barras horizontais para respeitar o enquadramento da filmagem, que tem proporção de tela de 16:9.
Os modos de exposição disponíveis estão restritos ao essencial: A+ (automático completo, incluindo sensibilidade e balanço de branco), P (Programa), Tv (prioridade de velocidade), Av (prioridade de abertura), M (manual) e B (bulb), para longas exposições. Além disso, ela oferece três opções configuráveis pelo usuário (C1, C2 e C3).
O modo de exibição de imagens é despojado, porém muito prático. Com o disco grande na traseira, o usuário passa pelas fotos, com o disco pequeno na parte superior, controla o zoom e, com o joystick, realiza a navegação no interior da foto ampliada. No modo miniatura são mostradas quatro ou nove imagens. Há um botão feito somente para classificação das fotos com estrelas (de uma a cinco), o que permite fazer uma pré-triagem do material registrado.
O menu geral tem visual sóbrio e dividido por cores. A disposição dos itens ao longo das pastas é um pouco aleatória. No entanto, o usuário conta com a possibilidade de criar um menu próprio (My Menu), concentrando as configurações mais acessadas.
Recursos e tecnologia
Um dos upgrades mais significativos da 5D Mark III está no modo de foco automático. Com 61 pontos, é extremamente eficiente, tanto no modo simples como no servo, como era de se esperar de uma câmera desse porte. O foco no modo de imagem ao vivo, por outro lado, permanece lento, baseado em apenas uma área ampliada. O uso do joystick ajuda nesse caso, pois permite direcionar com facilidade a área de foco para qualquer região do enquadramento.
Durante a captura de um vídeo, o foco automático fica indisponível. Ao pressionar o botão de zoom, a área central é ampliada em 5 e 10 vezes, o que permite conferir com precisão se o foco está “cravado” no lugar correto.
A Mark III vem com maior capacidade de processamento. Ela realiza disparos contínuos em velocidades de 3 ou 6 imagens por segundo, limitados a 15 fotos consecutivas em formato RAW e sem limitações para JPEG. O foco automático permanece ativo e efetivo durante o disparo contínuo.
Com relação à captura de vídeos, o modelo continua a ostentar as mesmas marcas que consagraram a série. Filma na resolução máxima de full HD em 24,25 e 30 fps,e atinge 60 fps em HD. Uma melhora significativa parece ter vindo da compressão de vídeo. O usuário pode agora escolher entre os modos de compressão ALL-I (bitrate de 685 MB/min) e IPB (235 MB/min), enquanto no modelo antigo apenas o último estava disponível. É possível ainda fotografar durante a gravação de um vídeo, mas isso causa um engasgo no resultado final, independentemente da resolução ou do formato usado, o que torna ineficiente o recurso.
Usar a 5D Mark III para fotografar no modo de imagem ao vivo ainda traz algumas limitações. Além do foco automático lento, a câmera exige um considerável intervalo para que a imagem ao vivo seja exibida. Fora isso, foi verificado um ligeiro atraso entre o mo- mento do disparo e o momento registrado na imagem.
Vale destaque o eficiente horizonte virtual, que funciona tanto no monitor, nas posições horizontal e vertical, como no visor, com uso dos pontos de foco para indicar o nivelamento. O modelo passou a oferecer também recursos de HDR e múltipla exposição.
Qualidade de imagem
Especificações
Ficha técnica
- Sensor: CMOS full frame (24 x 36 mm) de 22,3 MP
- Monitor: LCD de 3,2”, com 1.040 mil pontos
- Visor: pentaprisma com 100% de cober tura
- Cartão de memória: slot para cartões SDXC e CompactFlash
- Resolução de imagem: 5.760 x 3.840 pixels
- Objetiva: encaixe EF
- Gravação da imagem: JPEG, RAW (CR2) e combinado RAW+JPEG
- Vídeo: full HD (30, 25 e 24 fps), áudio mono
- Balanço de branco: auto, luz do dia, nublado, sombra, halógena, manual
- Velocidades: 1/8000s a 30s
- ISO: 100 a 25.600, em passos de 1/3 de ponto (expansível até 102.400)
- Perfis de cor: sRGB, Adobe RGB
- Autofoco: 61 pontos
- Modos de exposição: auto, manual, programa, prioridade de abertura e de velocidade, bulb personalizado (3)
- Disparos contínuos: 16 imagens por segundo
- Alimentação: bateria LP-E6 (7.2 v, 1.800 mAh
- Onde encontrar: Loja oficial da Canon ou em lojas especializadas
- Preço: R$ 17 mil (oficial, só corpo)
Fotos com a câmera
Foto 1: 80 mm, 1/80s, f/7.1, ISO 100, WB auto / Foto: Gilmar Bezerra
Foto 2: 70 mm, 1/100s, f/4, ISO 5.000, WB auto / Foto: Gilmar Bezerra
Avaliação
A Canon EOS 5D Mark III honra a fama e os recursos da sua antecessora. Ela combina um porte robusto e bom acabamento a um sensor de quadro cheio de ótimo desempenho em altas sensibilidades, aspecto ligeiramente melhor em relação à 5D Mark II.
A entrada para cartões de memória SD foi muito bem-vinda por conferir maior versatilidade à câmera. Outros avanços significativos estão no sistema de foco automático e na capacidade de processamento de dados.
Embora tenha ganhado novo modo de compressão para arquivos de vídeo, nada mudou com relação à resolução e frame rate de filmagem.
A 24-105mm f/4L teve bom desempenho em conjunto com a 5D Mark III, revelando-se uma ótima alternativa para a 24-70 f/2.8, por ser mais barata e ter maior zoom, apesar de ser um ponto mais es
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