A cadeia produtiva do audiovisual mato-grossense se agita com a retomada do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, que ocorre entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Enfim, as produções locais terão a visibilidade que merecem na Mostra Competitiva de Curta-Metragem dedicada aos realizadores de Mato Grosso.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro. Nessa categoria, concorrem filmes de até 20 minutos realizados em 2013, em qualquer formato digital ou película.

A 19ª edição do festival também abre uma janela para a produção audiovisual dos pontos de cultura de Mato Grosso. Para incentivar também as criações cinematográficas idealizadas por esses centros de cultura, uma parceria com a Organização Comunitária da Aldeia – ponto de cultura da Chapada dos Guimarães-, Instituto Cultural América (Inca) e a Rede Pontos do Mato proporciona mais uma mostra competitiva nos mesmos moldes.

Para que os produtores audiovisuais de todos os municípios e pontos de cultura possam participar, é necessário realizar a inscrição em tempo hábil, no qual vai ser levada em conta a data da postagem. À correspondência deve estar anexados os documentos pessoais, 2 (duas) cópias em DVD da produção, foto do realizador digitalizada e em alta resolução, 2 (duas) fotos still digitalizadas em alta resolução, sinopse e ficha técnica, além de uma autorização de veiculação de imagem do filme em favor do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser conferidos no site www.cinemato.com.br .

Vale ressaltar, a retomada do festival traz peculiaridades, já que esta é a primeira vez em sua história que ocorre por determinação do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. “A natureza jurídica do recurso exige que ele seja realizado no prazo de 60 dias para a execução e prestação de contas. Sendo assim, tivemos que fazer adequações”, diz o idealizador do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Luiz Borges.

Entre as adequações, figura a mudança na Mostra Competitiva Nacional de Curta Metragem que vai selecionar três curtas de cada região do país. No caso da Mostra Competitiva de Longa Metragem, vão concorrer produções também selecionadas pela curadoria do Cinemato. “Tivemos que nos adaptar para esta retomada mas, ainda assim, a plateia ganha com uma seleção primorosa. Vamos mostrar um conjunto de produções que traz a linguagem audiovisual brasileira da produção independente. Filmes que são inéditos em Mato Grosso e que dificilmente seriam exibidas pelo circuito comercial”, destaca Borges.

Mais informações – http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=451194

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui